Pages

Tecnologia do Blogger.

domingo, 10 de novembro de 2013

Comidas Típicas


Não tem como falar de Vitória sem citar as especialidades da culinária nessa cidade maravilhosa! 
A torta e a moqueca capixaba são os pratos típicos do Espirito Santo, e ao chegar aqui, os turistas escolhem sempre por experimentar esses pratos deliciosos, especialmente na Ilha das Caieiras em Vitória.


Mas porque esses pratos são tão famosos no Espirito Santo? Confira a matéria e saiba um pouco mais sobre a história desse pratos típicos.


Um prato presente na história do nosso estado é a torta capixaba, que até Pero Vaz de Caminha comentou nas cartas sobre o hábito dos índios de comerem uma mistura de frutos do mar com palmito. Somente por volta do século IX que a torta como conhecemos começa a tomar forma, pois segundo o historiador Adilson Vilaça, a mistura indígena não era a torta como conhecemos agora. Os portugueses já tinham o hábito de comer frutos do mar, com a forte influência da igreja católica, o hábito de não comer carne na Semana Santa era seguido à risca. Foi nessa época que os portugueses tiveram a ideia de acrescentar o marisco e o bacalhau à mistura feita pelos índios. Por tanto, nasceu a Torta Capixaba. 

Desde então, a torta permaneceu no Estado e se tornou, junto com a moqueca, um dos pratos típicos mais famosos do estado. Preparada em panela de barro e urucum, a moqueca tem origem indígena e até o século XIX era considerada a comida típica de comunidades ribeirinhas. Com o passar dos anos, foi sofrendo algumas transformações, pois o espanhóis e portugueses acrescentaram alho, cebola e coentro. É rivalizada
com a deliciosa moqueca baiana, mas é considerada mais leve por não levar leite de coco nem azeite de dendê. Um item que faz parte da cultura da moqueca é a panela de barro, produzida com muito zelo pelas conhecidas paneleiras de Goiabeiras, a panela demora mais para esquentar, mas conserva o calor
como nenhuma outra. 

Para demonstração, fizemos a moqueca capixaba, comida típica do Espirito Santo, presente na cidade de Vitória. Confira o vídeo.


1 comentários:

  1. Valeu pela postagem, mas nota zero por não terem me convidado pra moqueca...:(

    ResponderExcluir